10 dicas para fotografar paisagens

10 dicas para fotografar paisagens />

27/03/2018

Canon, Dicas, fotografia

Não há quadro que não receba aquela bela foto de paisagem. Não há olhar que não aprecie uma foto de uma bela vista.


Se você já fotografou ou quer fotografar cenários naturais ou urbanos, vamos dar aqui 10 passos para garantir lindas fotos de paisagens.

1 – Familiaridade com o assunto


Antes de já pegar sua câmera e sair fotografando todas as paisagens, tome alguns cuidados: pesquise um pouco sobre as condições do tempo no local que vai fotografar. Se pretende fotografar o nascer do sol ou o pôr do sol, você também precisa pesquisar sobre a posição e horário em que esses fenômenos vão acontecer. Parecem pequenos detalhes, mas podem fazer a diferença em suas fotos.

2 – Escolha bem seus equipamentos


Este é um passo importantíssimo para fotografar paisagens. Todo detalhe técnico influencia. Se você quiser utilizar lentes tanto do tipo EF quanto EF-S, a Rebel T5i ou a Rebel T6i podem ser a sua pedida. Lentes também são de extrema importância. Quando quiser captar imagens com uma boa amplitude, as lentes do tipo “grande-angular” são as mais adequadas. A EF-S 10-18mm F/4.5-5.6 IS STM, EF-S 10-22mm F/3.5-4.5 USM e a EF-S 24mm F/2.8 STM são exemplos de lentes desta categoria.

Já se você quiser alcançar longas distâncias nas suas paisagens, as lentes telefoto são as adequadas: a EF 70-200MM F/4L USM, a EF-S 55-250MM F/4-5.6 IS STM e a EF-S 70-300MM F/4-5.6L IS USM são lentes que conseguem captar imagens de longa e também aproximam o fundo do cenário de suas fotos.

Tenha também um tripé sempre à mão. Estabilizar a imagem e ter segurança  para enquadrar são alguns pontos muito importantes para boas fotos de paisagens.

3 – Movimentos são bem-vindos


Fotografias de paisagens não precisam necessariamente serem todas estáticas. Claro que as imagens congeladas de paisagens são lindas, mas que tal adicionar um pouco de criatividade? Diminua a velocidade do obturador e incorpore o movimento das nuvens ou o movimento das árvores. Para dias muito claros, um filtro ND pode ser muito útil para bloquear fortes raios e ajudar a encontrar a luz adequada com mais precisão, sabendo que você trabalhará com velocidades mais baixas.

4 – Contra a luz


Uma boa dica criativa é fotografar paisagens contra a luz do sol. Esse efeito pode escurecer o primeiro plano da imagem e trazer à tona apenas alguns detalhes do cenário que podem dar um tom único para sua foto. Para fazer isso, use a luz do sol como o centro do seu ponto focal e fotometre a imagem com a referência da sua principal fonte de luz, o próprio sol. Você pode conferir algumas dicas mais profundas dando uma olhada neste link.

5 – Não importa a condição do tempo


O sol não precisa estar brilhando para você fotografar paisagens. Tente se aventurar em outras condições como chuva, céu nublado ou até à noite. Todas os cenários podem ter algo a dizer. Busque.

6 - Olhe ao redor


Quando você está muito concentrado em capturar uma cena, fica bem fácil ignorar tudo o que aquele cenário tem a oferecer. Não esqueça de olhar ao redor e perceber as possibilidades de imagens. Varie a posição da câmera e explore detalhes.

7 – Use o bracketing de exposição (HDR)


Para capturar toda a faixa dinâmica de luz em sua cena, faça várias exposições com diferentes configurações EV. O resultado dessas imagens pode ser mesclado em softwares de edição de imagem. Esse ato pode trazer maior riqueza de detalhes e cores. Esse efeito se chama HDR e você pode aprender a realizá-lo lendo nossa dica. Clique aqui e confira.

8 - Explore as formas do cenário


Os cenários sempre guardam formas que podem ser referenciais para seus enquadramentos. Círculos, formas orgânicas, linhas. Use essas linhas como referência para suas fotos.  No caso desta imagem abaixo, o fotografo explorou as linhas da estrada. Trabalhar com formas é atribuir uma leitura estética a suas imagens.  É como se fosse a caligrafia da imagem. Use sem medo.

 9 – Tons vibrantes


Aproveite os tons vibrantes das paisagens. Fazer saltar as cores valoriza muito uma foto deste tipo e mostra quanta diversidade o lugar fotografado possui. Para valorizar as cores do ambiente, existem dois pontos importantes: fotografe em RAW – este formato guarda mais informações do click e você pode efetivar bem na pós-produção. Também trabalhe a temperatura de cor da sua câmera para uma configuração condizente com a luz que seu ambiente tem.

10 – Cuide bem do equipamento


Ao fotografar uma praia, por exemplo, seu equipamento estará exposto a condições naturais que podem prejudicá-lo se cuidados não forem tomados. Areia, maresia, água: tudo isso pode danificar sua câmera ou lente. A areia é só um exemplo, mas o cuidado é para todos os casos. Por isso, leve sua câmera numa bolsa, tenha um filtro protetor de lentes, não esqueça a capa frontal e traseira das lentes, tome muito cuidados ao trocar a lente em sua câmera, cubra sempre o sensor. Esses detalhes vão garantir que você sempre possa fotografar paisagens por aí.

Siga esses passos e, com toda certeza, suas fotos de paisagem terão melhores clicks.

Boas fotos.

Fonte: http://college.canon.com.br

Facebook Page